sexta-feira, 6 de novembro de 2015

BAIXA ALTURA; O MAIS LAMENTAVEL É QUE CRIANÇAS SÃO CRUEIS E EM GERAL SÃO VERDADEIRAS, MAS A PREVENÇÃO É O PADRÃO OURO E TEM PRAZO LIMITADO PARA NOSSOS FILHOS. FISIOLOGIA–ENDOCRINOLOGIA–NEUROCIÊNCIA ENDOCRINA–GENÉTICA–ENDÓCRINO-PEDIATRIA (SUBDIVISÃO DA ENDOCRINOLOGIA) NUTRIÇÃO: DR. JOÃO SANTOS CAIO JR. ET DRA. HENRIQUETA VERLANGIERI CAIO.


CRESCER MAIS; Atraso constitucional de crescimento é um termo usado para descrever as crianças, infanto - juvenis ou adolescentes normais, que são pequenas para a sua idade, mas que têm uma taxa de crescimento normal. Atraso constitucional do crescimento é caracterizado por idade óssea atrasada, a velocidade de crescimento normal, e uma estatura adulta prevista apropriada para o padrão familiar. Crianças em qualquer fase, ou seja, infanto - juvenil ou adolescente, com atraso constitucional de crescimento, muitas vezes têm um parente próximo que apresentou atraso constitucional de crescimento. 

Por exemplo, sua primeira menstruação pode ter sido tardia, período em que ela estava com mais de 15 anos. Um parente do sexo masculino com puberdade tardia pode ter chegado a sua estatura adulta final depois de 18 anos de idade. Apesar de raras, doenças endócrinas, como hipotireoidismo (deficiência de hormônio da tireóide) ou deficiência de hormônio de crescimento também causam falha de crescimento. A baixa estatura é comumente associada com doenças genéticas, como um SHOX gene de mutação, síndrome de Down, ou síndrome de Turner. 
Pais com baixa estatura tendem a ter crianças com baixa estatura, entretanto não se trata de uma verdade absoluta, pois as técnicas e o arsenal terapêutico têm evoluído de forma logarítmica, pois o conhecimento médico conforme observações de diversos autores internacionais e nacionais que qualificavam um curso de medicina, por exemplo, todos os conhecimentos de formação, ou seja, de situação de formação em média variavam acima de 5 anos, hoje a formação com metade desse tempo já esta obsoleta por diversos agregados científicos, e se considerarmos os agregados de informação ou atualização acredita-se estar por volta de dois meses, em outras palavras, o que é verdade hoje pode pelo acúmulo de informações não ser verdade com novas descobertas e tecnologia praticamente no mesmo ano. 
Nessas condições nós profissionais da saúde principalmente segmentada devemos estudar muito e nos atualizar continuamente. Hoje se acredita que a evolução estatural possa aumentar em geral considerando a geração anterior em média até 4,5 cm. Crianças com familiares de baixa estatura não apresentam nenhum sintoma de doenças que afetam o crescimento. Crianças com familiares de baixa estatural têm pulsos normais de crescimento e entram na puberdade na idade normal. Elas tipicamente alcançam a altura adulta similar a de seus pais. Crianças com crescimento constitucional atrasado não têm nenhuma doença. Estas crianças entram na puberdade mais tarde que seus pares, embora não se deva descartar uma avaliação propedêutica profunda. Entretanto, como elas continuam a crescer por um longo período de tempo, elas alcançam seus pares quando atingem a estatura adulta, que é normal e comparável a de seus pais. Muitos sintomas podem apontar para uma condição médica causando baixa estatura. Os seguintes sintomas devem ser mais investigados por seu médico: a criança parou de crescer ou cresce menos do que o esperado (4 cm ao ano na fase pré-puberal); perda ou ganho de peso; desnutrição ou perda do apetite; atraso puberal (ausência de desenvolvimento das mamas até os 14 anos ou ausência de menarca até os 15 anos de idade nas meninas ou ausência do aumento dos testículos até os 14 anos para os meninos); note que a presença ou ausência de pêlos pubianos não é um sinal confiável de desenvolvimento puberal, e outros sinais e sintomas a principio até suaves devem ser avaliados.

Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologia – Neurocientista-Endócrino

CRM 20611


Dra. Henriqueta V. Caio 
Endocrinologista – Medicina Interna 
CRM 28930

COMO SABER MAIS:
1. Atraso constitucional de crescimento é um termo usado para descrever as crianças normais, que são pequenas para a sua idade, mas que têm uma taxa de crescimento normal...
http://tireoidecontrolada.blogspot.com

2. A baixa estatura é comumente associado com doenças genéticas, como um SHOX gene de mutação, síndrome de Down, ou síndrome de Turner...
http://hipotireoidismosubclinico2.blogspot.com

3. Note que a presença ou ausência de pêlos pubianos não é um sinal confiável de desenvolvimento puberal...
http://hipotireoidismosubclinico2.blogspot.com

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.
 


Referências Bibliográficas:
Caio Jr., Dr. João Santos. Endocrinologista – Neuroendocrinologista e Dra. Caio, Henriqueta V. Endocrinologista – Medicina Interna, Van Der Häägen Brasil – São Paulo – Brasil; Robert Ferry Jr., MD; Melissa Conrad Stöp, MD.



Contato:
Fones: (11)2371-3337/ 5572-4848 ou 98197-4706 TIM
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagenbrasil@gmail.com    

Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br/

Site Van Der Häägen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br



Instagram

Google Maps:
http://maps.google.com.br/maps/ms?hl=pt-br&ie=UTF8&msa=0&msid=104690649852646187590.0004949cd4737b76430ff&ll=-23.578381,-46.645637&spn=0.001337,0.002626&z=19